top of page
tratamento para dependentes químicos Dro

Drogas

O que é droga?

Droga é um nome genérico para qualquer substância que produz alterações no organismo.

            A origem da palavra é francesa ou holandesa, drogue ou droog respectivamente, que significavam folhas secas. Muitas vezes eram utilizadas para tratamento de doenças, mas também presente em alguns rituais religiosos.

As drogas podem ser classificadas de diversas formas, de acordo com a legislação, sua produção ou efeitos no organismo. Pela legislação a droga pode ser legal ou ilegal, um assunto interessante que será abordado em outro momento. A droga também é comumente classificada com relação a sua fabricação ou obtenção na natureza:

  1. Drogas naturais como maconha, café, guaraná....

  2. Drogas sintéticas como LSD e a grande maioria dos remédios.

  3. Drogas semissintéticas como morfina, heroína cocaína....

        Acredito que a classificação de drogas acima tenha pouco a oferecer para o nosso contexto de tratamento, recuperação e saúde, visto que é irrelevante ao não classificar os riscos ou efeitos. Mas cabe uma importante implicação na combinação destas últimas se considerarmos a ilegalidade.  Drogas ilegais não possuem sua origem definida, nem padrões de produção ou fórmulas públicas, isso é complicador de saúde em casos de intoxicação por uso destas drogas. Já que raramente se encontra substâncias puras, muitas vezes a intoxicação ocorre com uma mistura desconhecida de substâncias psicoativas (drogas), que dificultam o tratamento e a desintoxicação.

            A classificação das drogas mais relevante é sobre os efeitos destas drogas no sistema nervoso central (SNC) da pessoa, pois este é o uso mais comum delas principalmente ao pensarmos sobre os remédios. Todavia, infelizmente nem todo o uso de drogas são para auxiliar na saúde, sendo muitas vezes usadas sem orientação médica e causando dependências graves.  A classificação das drogas pelos seus efeitos:

  1. Depressoras do SNC álcool, analgésicos, drogas que tendem fazer a pessoa a não sentir dor, muitas pessoas usam estas drogas de forma abusiva, buscando um estado perigoso de constante torpor onde a realidade não é sentida e evitada.  O exagero de algumas destas substâncias também pode levar a desmaios e a uma completa perda de consciência, em casos graves a morte

  2. Estimulantes do SNC   cocaína, café ou anfetaminas, elas tendem a aumentar o estado de alerta e vigília, efeitos persecutórios são comuns fazendo este aumento de vigília romper com a realidade muitas vezes. Agressividade, abstinência também são efeitos do consumo destas substâncias.

  3. Perturbadoras do SNC maconha, LSD, causam alteração da realidade até mesmo com delírios e alucinações. Estudos mais recentes sobre estas drogas mostram que aumenta drasticamente a possibilidade de aparecimento de doenças psiquiátricas graves, que podem comprometer o funcionamento mental da pessoa pelo resto de sua vida.
               


        O maior problema das drogas está em seu uso desregrado, onde muitas pessoas se viciam, tornando-se dependentes químicos destas substâncias.  A dependência química na maioria das vezes leva a morte, não sem antes trazer muito sofrimento, destruição para todas as pessoas que cercam o dependente químico. Levam o medo e insegurança a toda sociedade, sejam pelos pequenos furtos ou no aparecimento de verdadeiras cracolândias. O consumo de álcool está relacionado a muitas mortes de trânsito e a grande maioria das violências domésticas, várias cidades apresentaram drásticas reduções de homicídios ao restringirem o funcionamento de bares.

A clínica Ressurgir se manifesta contra todo uso, não acompanhado por um médico, de qualquer droga capaz de causar dependência, nós como milhares de famílias acompanhamos de perto o sofrimento causado pela dependência química.  Não defendemos nem mesmo o chamado (por alguns) uso recreativo de drogas tão perigosas à saúde. Nossa visão de recreação é um passeio de família, uma viagem, um encontro entre amigos, drogas não tem nada com recreação saudável, este conceito foi fabricado recentemente. Infelizmente o consumo de algumas drogas se tornaram cultural e um produto de consumo. Com a revolução industrial passou a ser uma mercadoria vendida a milhões de pessoas, depois bilhões.

bottom of page