top of page

A importância da internação para dependentes químicos

A clínica de Internação Involuntária deve estar preparada para atender os pacientes que não possuem condições de tomar essa decisão por si mesmo. O preparo da clínica de internação involuntária hoje significa uma equipe altamente qualificada que conseguirá respeitando o paciente como humano e semelhante, levar o tratamento adiante sem ferir os direitos básicos deste paciente.

O despreparo e a falta de fiscalização criaram um estigma negativo sobre as clínicas de internação involuntária, o que levou muitas vezes as pessoas a compararem essas instituições aos antigos manicômios psiquiátricos onde bárbaros crimes eram perpetuados contra a vida dos pacientes. A clínica de internação involuntária deve ser um lugar agradável de respeito à vida e à saúde dos pacientes.

Hoje o poder público vem atuando de forma rigorosa sobre as clínicas de internação involuntária a fim de não permitir crimes contra os direitos ou a vida dos pacientes.

Atualmente muitas clínicas de internação involuntária são lugares acolhedores onde se trata o paciente e sua doença de forma digna, com intervenções terapêuticas e psicológicas que levam à conscientização do paciente sobre sua realidade e mudança de atitude diante das drogas e diante dos outros. Também,são trabalhadas as habilidades sociais do paciente para que lide melhor com seus problemas e metas.

Geralmente, a maior parte dos pacientes, em uma boa clínica de internação involuntária, está ciente da necessidade do tratamento, desejando esse tratamento num prazo de 30 dias. Isso porque se pressupõem que o paciente, depois de conscientizado dos danos que o uso de drogas causou na própria vida, interromperá o uso. Constitui um importante desafio demonstrar que saber disso e querer usar é um sintoma de uma doença.

Sobre o preparo da clínica de Internação involuntária.

Uma clínica de internação involuntária deve ter médico, o CRM pede médico psiquiatra, pois esse é o responsável por acompanhar os pacientes da clínica, o que não necessariamente significa tratamento medicamentoso.

A clínica de internação involuntária precisa estar sempre em contato com o Ministério Público que fiscaliza a clínica e acompanha o tratamento dos pacientes. Ter a capacidade de acompanhar seus pacientes dentro das necessidades e demandas.

A equipe que atende os pacientes deve ser especializada, dotada de técnicas eficientes de abordagem e conscientização, pois isso que garantirá o futuro desejo de não usar mais drogas no paciente. Sendo essa equipe interdisciplinar, pois deve cobrir todas as necessidades biopsicossociais do tratamento.

Os direitos do paciente na clínica de internação involuntária

Nas clínicas de internação involuntária, os direitos do paciente como pessoa são garantidos; não se pode privar o paciente desses direitos, nem infligir sofrimentos adicionais a ele, que já está privado da possibilidade de abandonar o tratamento.

Os pacientes das clínicas de internação involuntária possuem direito de contato com os familiares e os familiares com o paciente, jamais podendo a clínica impedir esse contato. Os pacientes possuem direito a visitas e a clínica não deve proibir o familiar de se encontrar os pacientes. O paciente também deve ter seus direitos básicos de cidadão como auxílios doença, seguro desemprego e acesso a serviço de saúde, garantidos.

A clínica de internação involuntária é uma solução para casos mais graves da saúde mental da pessoa, fundamental na garantiae segurança do paciente e das pessoas próximas ao paciente nos momentos de desequilíbrio.

Saiba mais sobre Clínica Ressurgir

Ligue para (11) 95384-5627 / (13) 3425-7479 ou entre em contato por email.

Leia também sobre: clínica de internação voluntáriaclínica de reabilitação de dependentes químicosclínica de recuperação de alcoólatrasclínica de recuperação de dependentes químicosclínica involuntária para dependentes químicos.

clinica-internacao-involuntaria-01.jpg
Cínica internação involuntária: Texto
bottom of page